O que é falta de perdão?
A falta de perdão é uma raiz de amargura que sentimos quando algo ou alguém age de forma que venha nos magoar. Porém as vezes esse desconforto também aparece quando nos cobramos demais, gerando uma falta de perdão das nossas próprias atitudes.
A falta de perdão faz com que fiquemos prisioneiros de nossos proprios sentimentos, nos tornando pessoas amargas, rancorosas e com um sentimento de vingança e injustiça.
Gosto muito de exemplificar com a seguinte frase: "A falta de perdão é um veneno que tomamos achando que estamos dando para o outro". Quanto mais nos remoemos, mais adoecemos.
Sabemos que perdoar nem sempre é fácil e na maioria das vezes nada agradável. Porem posso resumir o perdão como um ato de resolver uma dívida, na qual foi provocada por alguém; ofensor ou ofendido. Isso mesmo! Jesus Cristo ensinou que deveríamos perdoar o nosso ofensor 70X7 por dia, independente do que tenha ocorrido. Sabe o que isso significa? Significa, que a Palavra de Deus determina que o perdão deva ser liberado 490 vezes ao dia. O número é alto, não é mesmo? Penso eu, que 490 vezes é muita coisa para um dia só, exatamente para nos mostrar que devemos perdoar a tudo o que sofremos. Afinsl, quem somos nós para não perdoar?! O perdão, segundo as escrituras sagradas é uma DECISÃO e não uma EMOÇÃO, é um treino constante de se determinar a perdoar pedindo ajuda à Deus para vencer esse gigante. A Bíblia relata também que nosso coração é enganoso e que não devemos deixar os sentimentos nos dominar... Mas a pergunta é a seguinte: Como consigo?
1- Reconhecer que preciso de ajuda de uma força maior do que eu, ou seja de Deus;
Esse passo é fundamental no processo, pois a nossa vontade é de não perdoar jamais um ato contra nós que consideramos injustiça. E só uma força realmente transcendental (Deus) pode nos fortalecer e ajudar.
2- Estar disposto a me libertar dessas prisões sentimentais;
Tomando atitudes maduras, buscando identificar as raízes da falta de perdão, compreender os motivos que geraram essa dor e estar disposto a querer se mudar e não mudar o outro e ou a circunstância. Afinal não podemos mudar o passado, mas podemos mudar nosso presente e futuro, construindo pontes ao invés de muros.
A falta de perdão nos leva a ver as falhas dos outros, mas não as nossas. “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão” (Mateus 7:3-5).
3- Decidir perdoar independente do tamanho da injustiça cometida contra nós
Sei que não é fácil tomar a decisão de perdoar estando ferido, porém temos que ser rápidos nessa decisão... Tendo em vista que a felicidade nos espera.
Posso fazer a seguinte pergunta pra mim mesmo: "Até que ponto isso é importante?"
4- Desfrutar de uma vida plena e feliz
Encontrar motivos para sorrir mesmo diante da dor, mudando o foco da situação.
Porque é importante perdoarmos?
Quando não perdoamos o nosso coração fica escravo de um sentimento que vai nos corroendo por dentro. Todas as vezes que nos lembrarmos da situação ou nos depararmos com a pessoa que nos ofendeu, aquele sentimento vai aparecer cada vez mais forte dentro de nós, provocando sentimentos de vingança dentro do nosso coração. Desejaremos sempre pagar o mal com o mal para não ficarmos para trás, ou por baixo da situação. A falta de perdão nos impede de ser perdoados por Deus: “Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas” (Mateus 6:15). Além disso, a falta de perdão vai retardar as respostas às nossas orações, vai nos levar a enxergar só as falhas dos outros, e também pode nos impede de encontrar o melhor para nossos relacionamentos.
Seja qual for a razão, perdoar não é só uma decisão, ou um gesto de amor, mas um ato que revela a preocupação com a saúde. Isso mesmo! Estudos comprovam que a falta de perdão pode desencadear em doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão e até câncer.
O perdão está intimamente ligado às emoções. Esta energia negativa pode voltar para nós mesmos e se não for tratada resulta em situações de somatização. Ou seja, a falta de perdão muitas das vezes fica armazenada por tanto tempo, que pode causar reações alérgicas, enxaquecas, dores no corpo e chegar a tal nível que se transforma em um tumor. O sentimento não resolvido acaba se revertendo contra a própria pessoa que guarda e se torna destrutiva. Portanto, o maior beneficiado é para quem concede o perdão. A concessão do perdão faz tão bem para as pessoas que, através desta atitude muros desabam em nosso interior, ocorre mudança e cura pra nossa alma, nos tornam mais leves, sensatos e cheios de vida. Começamos a entender que a vida é muito bela e deve ser desfrutava em todos os aspectos.