quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Cumplicidade



 O que a Bíblia relata sobre cumplicidade? 

            Cumplicidade reflete um ato de respeito, de convivência saudável, de diálogo, de fortalecimento, de generosidade, de amor, de lealdade, de sinceridade, de amizade... 
            Essas atitudes são desenvolvidos no nosso ciclo social, no nosso convido, seja ele nas relações familiares e ou de cunho profissional. A cumplicidade e ou a concordância mútua pode ser desenvolvida nos nossos relacionamentos como um todo. Iremos refletir nos seguintes versículos:  

"Suplico-vos, queridos irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que concordeis uns com os outros no que falam, a fim de que não haja entre vós divisões; antes, sejais totalmente unidos, sob uma mesma disposição mental e no mesmo parecer. " (1 Coríntios 1:10)
"Reino dividido não prospera" (Marcos 3:24)
"A fim de que não haja divisão no corpo, mas sim que todos os membros tenham igual dedicação uns pelos outros" (1 Coríntios 12:25)

"Ninguém coloca remendo novo em roupa velha; porque o remendo força o tecido da roupa e o rasgo aumenta." (Mateus 9:16)
"De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido; portanto eu vos punirei por todas as vossas iniquidades. Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Am 3:2-3)
"Portanto, se por estarmos em Cristo, temos algum poder, algum encorajamento de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda fraternidade e compaixão, …" ( Filipemses 2:1-4)
"Contudo, caminhemos na medida da perfeição que já atingimos." (Filipenses 3:16)
"E que os tenhais na mais alta estima, expressando vosso amor e reconhecimento pela obra que realizam para convosco. Caminhai em paz uns com os outros." ( 1 Tessalonicenses 5:13)
"Quem, dentre vós, é sábio e tem verdadeiro entendimento? Que o demonstre por seu bom proceder cotidiano, mediante obras praticadas com humildade que têm origem na sabedoria. …" (Tiago 3:13-18)
"Concluindo, tende todos vós o mesmo modo de pensar, demonstrai compaixão e amor fraternal, sede misericordiosos e humildes, … (1 Pedro 3:8-9)
                Podemos observar que esses versículos  refletem bem o significado e importância de vivermos em cumplicidade com nossos irmãos. Porém isso não significa que não devemos ter opiniões formadas, muito pelo contrário, nós devemos ter convicção de nossas ideias e ideais, respeitando a opinião e particularudades do meu próximo, no entanto devo como autêntico cristão medir e calcular um denominador que possa estar favorável à agregação e nunca à divisões... Isso implica muitas vezes em ter que ceder em prol da harmonia e bem estar de todos. É claro, não esquecendo de sempre colocarmos à frente os princípios e vontades de Deus.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Os desígnios de Deus e seus mandamentos são as formas mais lúcidas e corretas de se viver em bem estar com tudo que temos por justo e ordeiro . Busco na palavra discernimento e ensinamentos para meu cotidiano.

    ResponderExcluir