sexta-feira, 25 de março de 2016

O preço da desobediência



A desobediência gera morte

Veremos nesse estudo o quanto a desobediência afasta o homem de Deus e consequentemente gera morte. A desobediência é a concretização do pecado, sendo assim, qualquer desobediência da palavra de Deus é pecado. Não existe  pecadinho e pecadão. Pecado é pecado!!! No entanto o que difere é a consequência que teremos já que toda desobediência gera uma consequência, algumas menores e outras maiores. Alguns pecados machucam outras pessoas mais profundamente do que outros. Alguns causam sequelas desastrosas e irreversíveis. Não é por acaso que o adultério sempre se encontra entre os piores dos pecados, tanto nos olhos de Deus como entre os homens. 

Deus não nos deixa sem defesa contra este pecado destruidor de vidas. Além de várias advertências bíblicas, há diversos exemplos de como a desobediência gera morte.

Inicialmente iremos refletir no  livro de Tiago 1:14-15 " Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro(ou consumado), produz a morte."  Bíblia de Estudo Nova Tradução na Linguagem de Hoje

 Tiago foi o líder da igreja primitiva na cidade de Jerusalém. Os grandes apóstolos Paulo e Pedro, em algumas de suas cartas citam Tiago pelo respeito e até a submissão que tinham para com o líder da igreja de Jerusalém.

A citação acima é apenas um exemplo, porém há diversos outros versículos na bíblia que deixam claro que o pecado gera morte. 
Vamos para a primeira, a famosa estátua de sal, mais conhecida como a esposa de Ló: " Agora corra e salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare neste vale. Fuja para a montanha; se não, você vai morrer."   Gênesis 19:16b

Logo em seguida: " E aconteceu que a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal."  Gênesis 19:26

Deus deu uma ordem clara para Ló e sua família, pois por pura graça e misericórdia eles seriam poupados da destruição de Sodoma e Gomorra. É muito obvio que eles moravam ali pois gostavam de viver em meio a prostituição e impureza sexual que aquele povo praticava. É mais obvio ainda que a esposa de Ló não queria ter saído daquele meio.  Ela  desobedeceu a ordem do Senhor de não olhar pra trás. Consequência: MORTE!

Outro exemplo que podemos citar como  desobediência geradora de morte é a do primeiro rei de Israel, o rei Saul.

" Então Saul ordenou ao seu escudeiro: Tire sua espada e mate-me com ela, senão sofrerei a vergonha de cair nas mãos desses incircuncisos. Mas seu escudeiro estava apavorado e não quis fazê-lo. Saul, então, pegou sua própria espada e jogou-se sobre ela." 1 Samuel 31:4

Quando lemos a historia da vida de Saul, nos deparamos com inúmeras promessas de Deus para esse rei. Uma delas era que através da obediência de Saul para com Deus, Deus faria uma aliança com toda a casa de Saul, deixando sempre um descendente de Saul como rei em Israel. Porém, Saul desobedecia a Deus constantemente, manipulando as ordenanças do Senhor para fazer tudo segundo sua própria vontade.

A grande frase "obedecer é melhor do que sacrificar" veio direto do trono de Deus através da boca do profeta Samuel quando este estava exortando o rei Saul:

"Samuel respondeu:
— O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus
do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas." 1 Samuel 15:22 

E por último a mais chocante de todas. Chocante pois as duas primeiras se tratam de pessoas que ninguém usa como referência para sua própria vida. São pessoas que usamos como exemplo de "não fazer" ou "não seguir". Agora a terceira pessoa que vou citar aqui é o homem mais fantástico da bíblia depois de Jesus. Ele escreveu o Pentateuco, libertou o povo do Egito, abriu o mar vermelho, Deus fala com ele face a face e ainda teve a oportunidade de ver a Deus, mesmo que de costas. Moisés é o nome dele.

Sim, Deus já quis matar Moisés por causa da desobediência: " Durante a viagem para o Egito, num lugar onde Moisés e a sua família estavam passando a noite, o Senhor se encontrou com Moisés eprocurou matá-lo." Êxodo 4:24a

Aí nós nos perguntamos, e com razão: porquê Deus quis matar um cara tão fiel e tão usado por Ele?

No desenrolar do texto vemos que após Deus tentar matar Moisés, Zípora, esposa de Moisés, pega uma faca afiada e vai circuncidar o filho deles.

Naquela época Deus tinha uma aliança com o seu povo, onde todos os bebês homens deveriam ser circuncidados. Porém, podemos notar no texto que a esposa de Moisés não queria que ele fizesse isso com seu filho, pois ela achava isso uma agressão à criança. Ela até chama Moisés de marido sanguinário por causa da circuncisão.


Depois do menino ser circuncidado Deus desiste de matar Moisés pois ele obedeceu a aliança que o Senhor tinha com seu povo.

Agora, depois de vermos que duas pessoas morreram e uma não, não soa estranho Deus agir de maneira diferente em situações semelhantes de desobediência? Será que Moisés era o queridinho do Senhor? NÃO!

A grande diferença pra Deus poupar Moisés ou qualquer um de nós da morte quando cometemos um ato de desobediência, é que Moisés tinha um coração e uma disposição ao arrependimento e ao abandono do pecado. Posso garantir à vocês que Saul e a mulher de Ló não tinham essa disposição, que até mesmo Ló teve. Deus conhece as intenções do coração humano e Deus sabia que Moisés não tinha circuncidado seu filho por causa de sua esposa. Foi um ato de desobediência, mas, o coração de Moisés estava pronto para se arrepender.

O que quero deixar como princípio é que em primeiro lugar devemos obedecer à Deus e aos seus mandamentos de forma inegociável. Sempre!

Agora se por nossa incapacidade de discernir, pela nossa fraqueza ou por qualquer outro motivo acabarmos pecando e desobedecendo a Deus, nosso coração deve se inclinar ao arrependimento o mais rápido possível assim como o coração do rei Davi se inclinava.

A graça e a misericórdia de Deus são acessíveis e disponíveis, mas não precisamos fazer delas uma muleta ou uma desculpa para pecarmos ou sermos rebeldes.

" Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam. Quando alguém for tentado, não diga: “Esta tentação vem de Deus.” Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém."  Tiago 1:12 e 13

18 comentários:

  1. MARAVILHOSA MENSAGEM ESPLICADINHA MUITO BOA GLORIFICADO SEJA O NOSSO DEUS. OBRIGADA BOA NOITE APAZ DO SENHOR JESUS AMÉM

    ResponderExcluir
  2. DEUS É MISERICORDIOSO MAS TAMBÉM É FOGO CONSUMIDOR.NAO DEVEMOS TENTAR Á DEUS O MAIS TENTAR É DESOBEDECENDO

    ResponderExcluir
  3. Às misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos. Devemos amar ao SENHOR e Louvarmos a ele de todo o nosso coração como gratidão pelo seu grande amor e misericórdia.

    ResponderExcluir
  4. O princípio da Santificação e consequentemente Salvação é a obediência a palavra de DEUS.

    ResponderExcluir
  5. É Melhor Obedecer Do Que Sacrificar Estou Pagando o Preço Por Não Ter Obedecido 😔.

    ResponderExcluir
  6. Ótima passagem biblica onde DEUS nos adverte da desobediência

    ResponderExcluir
  7. Obediencia gera bênção
    Desobediência afasta o homem de Deus e gera morte.

    ResponderExcluir
  8. Q maravilha pra entender, glória a Deus por qm escreveu e q o Senhor Jesus continui abençoando e guardando!

    ResponderExcluir
  9. Forte essa palavra. Deus é maravilhoso

    ResponderExcluir