domingo, 13 de novembro de 2016

Jugo desigual


O que significa estar em jugo desigual?

O termo "jugo desigual" vem de 2 Coríntios 6:14: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?"

Para compreendermos melhor, precisamos saber qual o significado de jugo. Jugo é uma peça de madeira colocada sobre dois bois que, unidos, puxam uma carroça ou um arado. Vamos imaginar que, em vez de dois bois, colocássemos um boi e um bode nesse jugo. Teríamos um jugo desigual e, por mais que os dois animais se esforçassem, o trabalho seria prejudicado e eles sofreriam muito. Isso acontece porque cada animal tem ritmos e características muito diferentes.

A admoestação de Paulo em 2 Coríntios 6:14 faz parte de um discurso maior à igreja de Corinto sobre a vida cristã. Ele desencorajou-os de estar em uma parceria desigual com os infiéis porque os crentes e descrentes são opostos, assim como a luz e as trevas são opostos. Eles simplesmente não têm nada em comum, assim como Cristo não tem nada em comum com o "Maligno", uma palavra hebraica que significa "inutilidade" (v. 15). Aqui Paulo a usa para se referir a Satanás. A ideia é que o mundo pagão, mau e descrente é regido pelos princípios de Satanás, e que os cristãos devem se separar desse mundo perverso, assim como Cristo era separado de todos os métodos, objetivos e planos de Satanás. Ele não teve nenhuma participação neles e nem formou nenhuma união com eles – assim deve ser com os seguidores de um em relação aos seguidores do outro. A tentativa de viver uma vida cristã com um não-cristão como um amigo e aliado próximo só nos fará andar em círculos.

É claro que a aliança mais próxima que uma pessoa pode ter com outra é encontrada no casamento, e é assim que a passagem é geralmente interpretada. O plano de Deus é para que um homem e uma mulher se tornem "uma só carne" (Gênesis 2:24) - uma relação tão íntima que um literal e figurativamente se torna parte do outro. Unir um crente com um incrédulo é, em sua essência, unir opostos, o que contribui para uma relação muito difícil.

Muitas pessoas questionam sobre o namoro com jugo desigual, ou seja, aquele em que um cristão se relaciona com um não cristão. E geralmente elas usam argumentos, como: "ele(a) não serve a Deus, mas é uma pessoa muito boa, tem caráter, tem princípios e atitudes que agradam a Deus.  O que tem de errado nisso?

No entanto, a Bíblia diz que não basta a pessoa ser 'gente boa' se ela não professa a mesma fé que você. Há um versículo no livro de Amós que diz: "Duas pessoas andarão juntas se não tiverem de acordo?" (Amós 3:3). Há um outro versículo que menciona a ideia de desordem em reinos divididos, ou seja, divisão de pensamentos e princípios geram distensões e discórdias.  "Se um reino estiver dividido contra si mesmo, não poderá subsistir" (Marcos 3:24). A verdade é que é praticamente impossível haver comunhão e um relacionamento totalmente saudável quando um casal possui valores diferentes. Por mais que se amem, haverá algum momento em que os dois entrarão em conflito.

É muito difícil manter a harmonia no lar quando um dos dois não é cristão. Isso acontece porque uma pessoa que não nasceu de novo espiritualmente, por mais que queira, não consegue obedecer a Palavra de Deus. - "A mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus" (Romanos 8:7-8). 

Muitas pessoas apostam que o namorado ou namorada irá se converter após o casamento. Mas quem garante? Alguns, inclusive, chegam até a usar a passagem de Atos 16:31 fora do contexto: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". Elas acreditam que, após o casamento, basta declarar esse versículo e o cônjuge se converterá. É claro que existem casos que, para a glória do Senhor, o cônjuge se converte com o tempo. Mas infelizmente nem sempre é assim. Por isso o apóstolo Paulo alertou: "Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14).

Não devemos esquecer que Casamento é uma aliança para a vida toda e não podemos nos arriscar!!! Então, o mais conivente é que você se envolva com pessoas que pratiquem a mesma fé que a sua. Para isso, confie em Deus, ore e tenha paciência. E antes de envolver em um relacionamento, faça de Jesus o principal relacionamento de sua vida, confiando Nele para trazer a pessoa certa, no tempo certo.

Só há julgo desigual nos namoros ou casamentos?

A resposta certamente é NÃO!!! O "julgo desigual" pode acontecer em todo relacionamento e é muitas vezes aplicado a relações comerciais. Para um cristão entrar em uma parceria com um incrédulo é cortejar o desastre. Eles têm cosmovisões e morais opostas, e as decisões de negócios que devem ser feitas diariamente vão refletir um ou o outro. Para a relação funcionar, um ou outro tem de abandonar o seu centro moral e avançar em direção ao do outro. Mais frequentemente do que não, é o crente que se vê pressionado a deixar os seus princípios cristãos para trás por causa do lucro e do crescimento do negócio.

Portanto amados, andar no plano de Deus é fugir do jugo desigual!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário