quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Identidade cristã


QUEM SOMOS EM CRISTO?

       Você sabia que o cristão tem sua própria identidade? 
        A identidade do cristão é um conjunto de características específicas, que qualificam sua vocação e o diferenciam de membros de outros grupos religiosos.
      No contexto atual, marcado pelo pluralismo religioso, o cristão é interpelado a assumir sua identidade peculiar. É desafiado a afirmar e cultivar suas convicções, sua forma de celebrar, seu modo de se comportar e sua maneira de atuar. Devendo ele ser um imitador de Cristo. Seguindo em obediência e temor aos ensinamentos de Jesus Cristo.
Compreendendo a origem do nome cristão
          O nome de cristão é antigo e caracteriza a igreja primitiva. 
        O nome de cristão é totalmente bíblico. De acordo com as Sagradas Escrituras, os discípulos de Jesus receberam o nome de cristãos pela primeira vez em Antioquia, na Síria, onde se falava o grego (At 11,26). Tal título serviu para distingui-los dos judeus. A designação aparece em outros textos (At 26,28;1Pd 4,16).
          O termo “cristão” na língua grega é “christianoí”, que significa aquele que segue Cristo. Deriva da palavra grega, “christos”, que se traduz no português por “Cristo”.
          O vocábulo grego “christos” significa ungido, consagrado por unção. Equivale ao termo hebraico “mashiah”, que conota messias. Designa aquele que recebe a unção do óleo, sendo marcado e consagração para uma missão especial.
             No Novo Testamento, a palavra “Cristo” aparece 531 vezes, das quais 16 estão em Mateus, 7 em Marcos, 12 em Lucas e 19 em João. Os cristãos reconhecem em Jesus o Cristo (At 2,36). Assim, Jesus é o Cristo, o Ungido de Deus, o portador da salvação, aquele que, consagrado pelo Espírito Santo, recebe a missão do Pai para salvar, evangelizar e libertar (Lc 4,14-21).
            Pela fé, o cristão crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus, feito homem para salvar a humanidade (Mt 3,17;Lc 1,31;2,11;22,70;Jo 3,16-18;4,45-26; 8,12-20.31-47;17,3;Hb 11,1-40;12,1-13). Acolhe e adere a Jesus como Salvador, o único capaz de revelar o mistério do amor do Pai e o conduzir ao Reino de Deus (Lc 2,11;Jo 14,16;At 4,10-12;Ef 2,5).
Será que estamos assumindo nossa identidade em Cristo?

          Como me vejo?
          A pergunta é bem singular, mas a resposta é bastante complexa...
          Eu sou o que os homens dizem que eu sou, ou o que o Deus diz quem eu sou?
          Devemos conhecer a nós mesmos e saber quem somos sob a luz da palavra de Deus. Na verdade, somos muito mais do que imaginamos ser. Deus nos conhece e sabe exatamente quem somos, SOMOS FILHOS DELE ... e ele acredita em nós mais do que nós mesmos... Isso porque muitas vezes não sabemos que a nossa força vem Dele, não acreditamos em nossa herança , não cremos que Ele quer sempre o melhor para nós ou porque estamos presos ao nosso passado, presos àquilo que éramos ou até mesmo presos às circunstâncias e problemas da vida, nos alimentando com o banquete de satanás. 
            Muitos vivem suas vidas de forma inconstante: em um momento, cheios de fé; no outro, cheios de incredulidade. Por quê? Porque não sabem quem são, não tem clareza de sua entidade.
Deus nos fez a sua imagem e semelhança e Ele quer que sejamos como águias e não como galinhas... quer que reinemos aqui na terra e no cumprimento da sua palavra , quer que sejamos filhos obedientes e confiantes em sua palavra... Do outro lado vem o inimigo querendo roubar nossos sonhos, nossa família, nossos recursos financeiros, nossa saúde, nossa fé, nossa identidade ... Quem realmente somos???? Do que estamos nos alimentando???? Em quem devemos acreditar ???? No que satanás diz ao nosso respeito ou no que Deus fala quem somos??? A decisão é minha ... Eu escolho acreditar em Deus 🙋🙋

Nenhum comentário:

Postar um comentário